O bispo diocesano de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales, emitiu uma carta aos fiéis comunicando a suspensão temporária das celebrações presenciais nas igrejas de Cajazeiras.
Na carta, o bispo afirma que as celebrações têm seguida diretrizes determinadas para evitar a contaminação dos fiéis com o novo Coronavírus, mas existe a necessidade de seguir o decreto municipal, que determina proibição de eventos com aglomerações. Veja trechos da carta abaixo.
Nossas Paróquias, na cidade de Cajazeiras têm buscado seguir as diretrizes pastorais emanadas pela Diocese para o enfrentamento da covid-19, reduzindo a 30% a ocupação dos espaços durante dos atos litúrgicos; a determinação do uso obrigatório de máscara; a higienização com álcool em gel a 70%; a cuidadosa limpeza e desinfecção dos ambientes e a multiplicação dos horários das celebrações eucarísticas para facilitar a segura participação dos fiéis.
Não hesitamos em tomar decisões com o escopo de colaborarmos efetivamente para amenizar a crise em curso. A possibilidade de suspensão temporária de atividades presenciais já era prevista nas diretrizes por nós emanadas.
As Igrejas continuarão abertas durante o dia para a oração pessoal dos fiéis, como também será mantido o expediente nas secretarias paroquiais. As celebrações serão transmitidas através dos meios de comunicação à disposição em cada Paróquia.
Se todos os atores da vida social assumirem responsavelmente sua parte, pois poderíamos cair no risco de marginalizar alguns espaços e instituições, como se fossem ambientes “escolhidos pelo vírus” para sua propagação, deixando fora das medidas e exigências outros ambientes onde visivelmente os riscos são maiores.
Recordamos que, neste drama, a vida tema a última palavra, e que este tempo, mesmo sombrio, está povoado por centelhas de esperança para as quais devemos mover o nosso olhar e o nosso coração. Que a Virgem Mãe da Piedade, “vida, doçura e esperança nossa”, guie-nos, como estrela luminosa, em nossa travessia.
Leia mais notícias em https://www.sertaopb.com.br, siga nas redes sociais: Youtube.