Sexta-feira (12) a Diocese de Cajazeiras, Sertão paraibano, prorrogou até o próximo dia 26 de março a suspensão das celebrações com presença de fiéis. A decisão foi comunicada pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Sales através de Nota Oficial com a atualização das orientações para as Paróquias e Comunidades no contexto do avanço da Covid-19.
Nesse mesmo contexto, nas cidades que possuem mais de uma Paróquia, a possibilidade de retorno das celebrações presenciais deverá ser analisada em comum por todas as circunscrições.
Semana Santa
Para a Semana Santa e da Páscoa do Senhor, celebrada este ano de 28 de março (Domingo de Ramos) à 04 de abril (Domingo de Páscoa), a Diocese emitirá novas diretrizes e orientações litúrgicas.
Preocupação
Dom Francisco de Sales demonstra extrema preocupação com a atual situação pandêmica e pede o compromisso de todos no enfrentamento ao novo coronavírus: “[…], diante da instabilidade do momento presente, como pastor e pai, vimo-nos forçados, por dever de consciência, a adotar medidas difíceis e que nos angustiam, como a restrição temporária da participação presencial dos fieis na celebração dos sacramentos, sobretudo na Eucaristia. Diante disto, urge que todos nós, pastores e rebanho, tomemos consciência da gravidade das circunstâncias presentes e das responsabilidades que a cada um compete, sem nos evadirmos em arrazoados que em nada colaboram com a lúcida compreensão de nossa fé cristã e com a solução do drama no qual estamos imersos, enquanto membros de uma mesma família humana.”
Rogando a intercessão de São José, o Bispo exorta que todos “unamo-nos em fervorosa oração para que a conjuntura sanitária possa evoluir positivamente nos próximos dias, a fim de que, como preito de nossa gratidão, mesmo com as restrições e limitação de participantes, possamos reabrir nossas Igrejas para a celebração presencial dos atos litúrgicos da Semana Santa.”
Fonte: blog do levi Dantas/ Pascom/Diocese de Cajazeiras
Leia mais notícias em https://www.sertaopb.com.br, siga nas redes sociais: Youtube.