Para a população de Pombal e de outros municípios polarizados o Dia de São José, celebrado na última sexta-feira foi considerado positivo.
A data, considerada decisiva para o plantio dos próximos meses, foi marcada com chuva fortalecendo a crença popular que diz ainda ser possível ao sertanejo contar durante o ano com o período invernoso.
O programa Cidade em Movimento da última sexta-feira, apresentado pela Rádio Bom Sucesso FM, abriu espaço para o ouvinte comentar e opinar sobre o inverno 2021 a partir da crença no santo, ou tomando como base o fenômeno meteorológico.
Para a maioria dos ouvintes, o Dia de São José seria marcado por chuva, entendimento confirmado durante a tarde em Pombal e outros municípios da região polarizada.
Para o diretor da UFCG – Campus Pombal, Anielson Sousa, que também participou da discussão gerada pela enquete interativa, a explicação apesar da fé que muitos trazem dentro de si e que é passada de geração a geração, está no cientifico.
Segundo ele, o sistema meteorológico do Sertão, que é a Zona de Convergência Intertropical fica mais propicio neste período o que acaba levando chuva ao Sertão e ao semiárido nordestino.
Diante do exposto, criou-se a crença de que o dia 19 é a data que indica ainda a possibilidade do plantio, porque é quando começa a chover mais, explicou.
Já para o meteorologista Rodrigo Cezar, após o registro da última sexta-feira, há previsão de novas precipitações pluviométricas para os próximos dias, mas em termo de inverno ou quadra chuvosa para este ano a previsão é de que será menor do que o registrado em 2020.
De janeiro até agora o município de Pombal ainda não acumulou maiores resultados pluviométricos que possam ficar dentro do esperado. Por enquanto ainda permanecem abaixo da média.
DE ACORDO COM A EMPAER – Na sexta-feira – Dia de São José – Choveu nos seguintes municípios da região de Pombal:
Cajazeirinhas – 11,0 mm
Condado – 0,0 mm
Lagoa – 5,5 mm
Paulista – 0,5 mm
Pombal – 24,1 mm
São Bentinho – 1,3 mm
São Domingos – 5,3 mm
Vista Serrana – 0,0 mm
Fonte: Marcelino Neto
Leia mais notícias em https://www.sertaopb.com.br, siga nas redes sociais: Youtube.