Há quem diga que aluno da rede pública não consegue resultados tão bons quanto os da rede privada, mas na Paraíba, muitos conseguiram conquistar excelentes resultados. Em todo o estado, conforme levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Educação (SEE), pelo menos 12 alunos conquistaram nota 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas os dados estão em atualização. O resultado do exame foi divulgado nesta terça-feira (16).
Kely Victória André da Silva, de 17 anos, aluna da Escola Cidadã Integral (ECI) Margarida Dias, no município de Pedro Régis, está nesta lista. Para ela, que fez o Enem pela primeira vez, não existe segredo para ter um bom resultado. “Toda semana, fazia duas a três redações. É preciso também manter a constância, o foco e não deixar que coisas fúteis tirem a atenção. Tem que ter foco no objetivo”, afirma.
Mesmo tendo que deixar o lazer de lado, ela afirma que valeu a pena. “Abri mão de muita coisa, dormia tarde todos os dias. Foi cansativo, mas deu certo. Venci bastante desafios. Morria de medo de tanta coisa, entre elas, de rasurar a prova. Graças a Deus, consegui”, disse ela, que pensa em cursar Farmácia.
Segundo Kely, o programa Se Liga no Enem, oferecido pelo governo do estado, proporcionou aulas muito proveitosas. “A receita é praticar, ter foco e não desistir dos sonhos, mesmo que alguém diga que não é capaz, manter o pensamento positivo e colocar Deus acima de tudo”, acrescenta.
Noites e noites de estudos
Samire Araújo Lunguinho, de 17 anos, da Escola Cidadã Integral Antônio Gregório Lacerda, em São José de Lagoa Tapada, também alcançou 980 pontos no Enem e comemora a conquista. “Quando entrei no site e me deparei com 980 na redação do Enem… Nossa! Não imaginava tirar uma nota tão alta. Mas, sei que isso foi resultado de noites e noites de estudos”, conta.
Ela lembra que quando começou a praticar redação, cometia alguns erros. “Coloquei em meu coração de evoluir e conquistar meus objetivos.Sem sombra de dúvidas, posso afirmar que não foi fácil. Graças a Deus, eu tive um grande apoio para minha evolução. Minha família sempre me apoiou e também meus professores em geral, mas principalmente os de Língua Portuguesa, Lucas Leonel e Rejane Formiga, eles foram essenciais para meu crescimento estudantil”, agradece.
A estudante afirma que sempre deu atenção especial às redações, e destaca a importância do programa Desafio Nota Mil, que auxiliou em sua evolução. “Sempre pratiquei redação por ele e me sinto extremamente feliz, pois foram muitas horas de estudos envolvidas para conseguir essa nota”. Ela pretende cursar Ciências Contábeis.
Para Samire, esse resultado mostra que a rede pública também oferece um ensino de qualidade. “A escola Antônio Gregório deixou uma marca importante em minha vida. Professores extremamente qualificados, direção e coordenação excepcionais. Minha família sempre me incentivou a me dedicar aos estudos. Sempre contei 100% com o apoio das pessoas ao meu redor”.
Para os estudantes que ainda vão passar pelo Exame, ela afirma que quem tem um objetivo tem que lutar por ele. “As dificuldades virão, isso é inevitável. Mas, persista. O Enem, de fato, não é uma prova fácil, mas com fé em Deus e muita dedicação é possível alcançar uma boa pontuação. Lembrem-se: o que vocês semearem hoje, colherão no futuro. Estudem, se dediquem e entreguem seus projetos nas mãos de Deus”, completa.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de admissão à educação superior realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. As provas aconteceram no mês de novembro de 2023.
Fonte: ClickPB
Leia mais notícias em https://www.sertaopb.com.br, siga nas redes sociais: Youtube.