Neste período em que os casos da covid estão aumentando consideravelmente, o Hospital Regional de Pombal implantou importante projeto que visa dar ainda mais acolhimento aos usuários da referida unidade. O mesmo está sendo coordenado pela médica Priscila Werton.
Trata-se do Programa de Humanização do Atendimento ao enfermo diagnosticado com a doença passando pelo acolhimento físico, social e psicológico durante o tratamento.
Pelo menos três ações são colocadas em prática: “Prontuário Afetivo”, “Mãozinhas do amor” e “Colorir”.
O “Prontuário Afetivo”, consiste em um mecanismo de interação do paciente em condição hospitalar por meio do preenchimento de um formulário que conta com diversas informações subjetivas, como idade, gostos musicais e filmes preferidos.
“Mãozinhas do amor”, utiliza duas luvas amarradas uma à outra com água morna em seu interior abraçando a mão do paciente que está com alteração do nível de consciência, trazendo a sensação de “mãos dadas” e ainda melhorando a perfusão periférica.
Já o “Colorir” usa Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) coloridos, por meio dos quais é possível trazer alegria e descontração ao ambiente de uma UTI, melhorando o dia dos pacientes, que acham divertido ver a equipe toda colorida.
Num momento de pandemia em que se luta pela vida num leito hospitalar, até os pequenos gestos são capazes de aliviar o sofrimento e fortalecer a esperança de quem precisa ter esperança.
A equipe de atendentes neste momento difícil se transforma na família do paciente, uma vez que os mesmos durante o tratamento permanecem afastados dos seus parentes.
O lançamento do importante programa aconteceu na última quinta-feira (13.05)
Fonte: Marcelino Neto
Leia mais notícias em https://www.sertaopb.com.br, siga nas redes sociais: Youtube.